Master Contabilidade

Entenda quando é necessário demitir um cliente

Data da publicação: 13/11/2018

Em todas os processos que lidam com o cliente, há a grande preocupação em mantê-lo fiel à empresa. Campanhas, condutas de comportamento e treinamentos diversos são compartilhados com gestores e colaboradores para que o atendimento ao consumidor ocorra de modo impecável.

Determinados clientes, no entanto, costumam acarretar mais prejuízos que benefícios à organização. Para ajudá-lo a cortar esse tipo nocivo de cliente, listamos alguns momentos em que é necessário o rompimento das relações da empresa:

1- QUANDO NÃO PAGA DEVIDAMENTE POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO:

Trata-se daquele cliente que simplesmente não paga e ao mesmo tempo quer realizar novos pedidos. É um comportamento que pode comprometer a lucratividade e, consequentemente a saúde financeira da empresa em questão. O Sistema Acelerato é muito útil para que haja uma excelente organização de dados, como os dos clientes inadimplentes, ocasionando melhorias e agilidade aos processos organizacionais.

2- SE FALTAR COM RESPEITO DE FORMA GRAVE OU REITERADA:

É compreensível que o consumidor, em um momento de tensão mostre-se hostil, mas há um limite para que esse comportamento seja considerado aceitável. Quando o cliente for preconceituoso, disser palavras de baixo calão ou apelar para a violência física, é o momento de banir tal pessoa da carteira de clientes.

3- QUANDO OS INTERESSES NÃO PUDEREM SER ATENDIDOS:

Se as solicitações são impossíveis de serem atendidas, por qualquer que seja a razão, é hora de romper tal relação de consumo. Dessa maneira, o ciente poderá ter sua demanda atendida, mesmo que por outra organização e ainda terá uma boa impressão acerca do modo como foi tratada.

4- NO MOMENTO EM QUE SE DESCOBRE UMA ILEGALIDADE:

O mundo é composto por todo tipo de pessoas. Algumas, infelizmente, agem de maneira ilegal. Se um desses tipos de cliente quiser a conivência da empresa para concretizar seus planos de modo ilícito, este deve ser banido de forma sumária da organização.

5- SE DECLARAM GUERRA À EMPRESA NAS REDES SOCIAIS:

Reclamações pontuais e com fundamento são perfeitamente aceitáveis e podem servir como um estímulo para que melhorias sejam realizadas no ambiente corporativo. Se as críticas nas redes sociais forem constantes e realizadas sempre pelo mesmo cliente, de forma desrespeitosa e sem cabimento, chegou a momento de se parar de empreender esforços para atendê-lo.

Fonte: Master Contabilidade