Master Contabilidade

Entrou em operação o eSocial BX, uma ferramenta que permite recuperar arquivos para recompor e sincronizar seu sistema

Data da publicação: 31/08/2018

Entrou em operação o eSocial BX, uma ferramenta que permite recuperar arquivos para recompor e sincronizar seu sistema.

Para auxiliar as empresas na gestão dos eventos a serem transmitidos para o Ambiente Nacional, o eSocial disponibilizou ontem uma nova ferramenta, o eSocial BX (baixador de arquivos). 

Utilizando a ferramenta, é possível recuperar os eventos transmitidos ao eSocial, além de seus recibos, tudo via webservice, dentro de um mesmo sistema de gestão de folha de pagamento. Portanto, será possível baixar os arquivos para sincronizar com o Ambiente Nacional.

O usuário que queira fazer consultas, deverá informar o número do recibo do evento ou o número do identificador. Porém, lembre-se que o objetivo da ferramenta não é a recomposição da base do usuário, e sim para que sejam baixados os eventos específicos faltantes na base local do usuário, através de uma pesquisa e retorno. 

Para utilizar a ferramenta é necessário seguir os seguintes critérios:

  • As solicitações não poderão ser realizadas entre os dias 1 a 7 de cada mês;
  • Cada empregador só poderá realizar uma solicitação por vez, ou seja, não será permitido paralelismo neste webservice;
  • Cada empregador poderá realizar no máximo 10 solicitações por dia. Serão retornados somente os 50 primeiros eventos que atendam ao filtro informado em cada solicitação;
  • O intervalo a ser pesquisado não poderá ser superior a 31 dias;
  • Os retornos das consultas conterão somente os eventos que foram recebidos no eSocial uma hora antes que a hora do pedido; e
  • No caso de procuração eletrônica, o solicitante deve possuir perfil que o habilite a transmitir o tipo de evento a ser consultado.

Fonte: Master Contabilidade